Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário Medicina Preventiva

Uma intensa viagem pelo dia-a-dia de uma estudante de Medicina e, além disso, algumas indicações sobre a importância da prevenção para preservarmos a nossa saúde.

Diário Medicina Preventiva

Uma intensa viagem pelo dia-a-dia de uma estudante de Medicina e, além disso, algumas indicações sobre a importância da prevenção para preservarmos a nossa saúde.

21.Mai.07

A SAÚDE NO LOCAL DE TRABALHO

 

A Saúde no Trabalho é outro dos focos de intervenção da Medicina Preventiva. O controlo das condições no local de trabalho está cada vez mais delimitado pela legislação e mais exigente mas, no entanto, apesar disso, continuam a ser comuns os acidentes de trabalho relacionados com a falha deste controlo.

Assim, também é importante a promoção da saúde no espaço de trabalho, através da regulação dos factores ambientais e do controlo das condições de trabalho.

Nos factores ambientais incluem-se o estado das instalações; quaisquer factores contaminantes do meio ambiente e prejudiciais para a saúde (de natureza física, química, biológica, …); as exigências laborais e consequente sobrecarga física e psíquica, relacionados com a organização do trabalho; e as condições de segurança.

Mas se todos estes factores, que se podem considerar físicos, têm uma implicação directa na saúde dos indivíduos, também factores de ordem mais psicológica e social influenciam o estado de saúde. Entre estas condições de trabalho que condicionam a saúde podem destacar-se a existência de um ambiente são e seguro, o interesse e a criatividade das tarefas, o direito de participar, a possibilidade de novas aprendizagens e de maior evolução, o estabelecimento de relações laborais sem autoritarismo e de boas relações de entre-ajuda entre colegas de trabalho…

Apesar de talvez não ser costume pensarmos muitos neste tipo de promoção, a promoção para a saúde no local de trabalho (PST) revela-se importantíssima para a prevenção de inúmeros acidentes ou patologias associadas a longo prazo. A PST tem dois grandes objectivos na área da prevenção: mudar comportamentos e estilos de vida, que se esperam (que se espera que se tornem mais saudáveis) e a educação para a saúde no trabalho. A promoção para a saúde no trabalho deve ocorrer sempre a três níveis: individual, organizacional e económico.

Concluindo, a Medicina Preventiva, tanto na promoção para a saúde, como na prevenção da doença, deve não só visar grupos de risco, mas também locais de risco, como é o caso do local de trabalho. É importante a sensibilização da população para estes riscos e para a alteração de comportamentos necessária para os evitar.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.